No mundo jurídico, diversas demandas podem ser resolvidas de formas mais céleres e eficazes. Contudo, conforme o relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pode-se dizer que surgem cerca de 20 milhões de processos a cada ano. No final de 2018, existiam quase 80 milhões de processos judiciais em tramitação nos tribunais brasileiros.
Por isso, os meios alternativos para resolução de conflitos se tornam cada vez mais necessários, sendo a negociação um importante método para desafogar o judiciário e resolver conflitos.
Sendo assim, dominar a técnica de negociação é fundamental para alcançar o resultado esperado. A seguir, apresentamos técnicas importantes!
Adquira conhecimento
O primeiro ponto para iniciar uma negociação é entender o objetivo central. Alguém que entenda do assunto e saiba o que está sendo reclamado e pleiteado no processo. Isso fará com que o negociador ganhe a confiança do interlocutor, e evitará desgastes com explicações desnecessárias.
Planeje todos objetivos
Definir e planejar previamente seus objetivos é muito importante para uma boa negociação. Defina todos os termos e o valor inicial da proposta, e antes de iniciar o diálogo saiba o valor máximo que poderá ofertar.
Além disso, tenha em mente os imprevistos que possam ocorrer. Assim você estará preparado para enfrentar essas situações e passará maior confiança.
Faça concessões
Uma vez que o objetivo é chegar em um acordo benéfico para ambas as partes, todos os lados precisam terminar satisfeitos em uma negociação. Dessa forma, para que seja possível atender o outro lado, é necessário que ocorram alguns ajustes ao longo da negociação. Uma das técnicas mais eficazes é realizar concessões e modificar alguns termos da oferta, sem perder todo o planejamento feito.
Utilize o poder da persuasão
Persuadir é convencer a outra parte de tomar uma decisão por meio da argumentação e da utilização de recursos lógicos. Para tornar possível o convencimento, é necessário mostrar todos os benefícios de forma clara.
Importante ressaltar: as técnicas de negociação funcionam como tantas outras competências humanas. Quanto mais são praticadas, mais se fortalecem!
Desta forma, as questões da negociação envolvem sensibilidade sobre o comportamento humano. Uma vez que você aprende as técnicas para desenvolvê-las, melhor negociador você se torna, e mais processos judiciais serão resolvidos de forma amigável e célere.